Em 2001 iniciava-se um movimento natural de criação de uma organização esportiva de futebol society na cidade de Niterói consequentemente no estado do Rio. No clube dos Pioneiros, localizado no bairro Vital Brazil em Niterói, surge um dos primeiros campos de grama sintética da cidade, os sócios Vitor Diniz e Alexandre Decnop(Neném) realizaram um campeonato com seis equipes de amigos para a inauguração do novo campo, daí por diante a adesão passou a ser cada vez maior e a competitividade aumentava naturalmente.

Em 2004 funda-se a Liga de Futebol 7 de Niterói, já com duas divisões, Série Ouro e Prata, as competições já se tornaram referência no estado e atraiam equipes de cidades vizinhas, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Itaboraí, em seguida surgira a Série Bronze. Outras duas ligas, Rio de Janeiro e Petrópolis, iniciaram suas atividades seguindo o mesmo modelo até que em 2007 é fundada a Federação de Futebol 7 do Estado do Rio de Janeiro. Neste momento o C.R.Vasco da Gama e America F.C. já começavam a penetração dos clubes de camisa no futebol 7. Em 2008 foi realizado o primeiro campeonato estadual, representado pelo cruzamento das quartas de finais das ligas de Niterói e Rio de Janeiro, o Ajax Galo conquistou o título.

Em 2011 a Federação de Futebol7 do estado do Rio de Janeiro organizou a primeira edição do Campeonato Carioca de Clubes, onde a participação dos “clubes de camisa”, ou seja, clubes do sistema federativo do futebol profissional era a mais nova regra. O resultado não podia ser diferente, grande repercussão em todo estado e principalmente na capital que só se falava por todos os cantos que uma nova era do futebol society estava surgindo. Pela primeira vez uma competição da modalidade no estado contou com transmissão de TV AO VIVO, a BAND SPORTS transmitiu para todo o Brasil a final entre C.R.Flamengo x Fluminense F.C., o jogo terminou empatado em 2 a 2 e o FLU levou a melhor na disputa de shoot out e conquistou o primeiro título carioca da FF7ERJ.

Ainda em 2011, devido ao grande apelo que o Campeonato Carioca acabava de gerar na mídia, a FF7ERJ consegue viabilizar junto a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro entre outras parcerias privadas o 1º Mundialito de Seleções na praia de Copacabana com transmissão AO VIVO da SPORTV. O Brasil que tinha o craque Edmundo como ídolo da seleção perdeu o título para a seleção italiana pelo placar de 4 a 3.

A FF7ERJ dando continuidade no processo de desenvolvimento do esporte através da realização de grandes eventos estende as parcerias por mais dois anos e realiza em 2012 a II Edição do Mundialito de Seleções e lança a I Edição do Mundialito de Clubes, desta vez o Brasil conquista o título e dá o troco na Itália e o C.R.Botafogo conquista o título mundial em cima do C.R.Flamengo. Em 2013 a seleção conquista o Bicampeonato, novamente em cima da Itália e na disputa dos clubes o C.R.Flamengo vence o Fluminense F.C. e torna-se campeão mundial. Desta vez os eventos foram realizados inusitadamente na denominada “Arena Sapucaí” que foi montada na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí.

Com tudo isso a FF7ERJ torna-se uma das principais entidades esportivas da modalidade no país e o Campeonato Carioca 2013 conquista um fato inédito, transmite AO VIVO em canal aberto(BAND) a final, além de 07 jogos das fases finais pela TV e pela rádio simultaneamente, tudo AO VIVO. O título ficou com o C.R.Flamengo que em duas partidas, ida e volta, 6×1 e 4×4, venceu o Botafogo F.R.

Em 2014 o Campeonato Carioca chega a sua 4ª edição com a participação dos principais e mais tradicionais clubes do futebol carioca. Considerado o mais forte e equilibrado, desejado por muitos, o Carioca tem a possibilidade de ter quase 20 jogos com transmissão de TV AO VIVO nesta edição.

Assessoria de imprensa: Riof7

 

buscar

leia também

ver todas as notícias


ff7rj

faça parte de nossas redes sociais

Facebook Twitter Youtube

governo rj

Apoio Governamental

riotur
Liesa

Copyright© 2007-2014 Federação de Futebol 7 do Estado do Rio de Janeiro Desenvolvido por Adron Digital Studio - Todos os Direitos reservados